UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Unidade de Conservação é um espaço instituído pelo poder público, podendo ser de domínio público ou privado, visando à proteção dos ecossistemas, sítios raros, fauna e flora locais (BRASIL, 2000). Com base no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação - CEUC, mantido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará - SEMA (2019), verifica-se que 7,78% do território cearense é protegido por Unidades de Conservação (UC). Dessas, cinco estão inseridas na região do Geoparque Sertão Monumental, sendo quatro Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e um Monumento Natural (MONA).
Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), instituído pela Lei nº. 9.985/2000, a Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma categoria de UC que compõe o grupo de Unidades de Uso Sustentável. A RPPN tem como objetivo a conservação da diversidade biológica, pesquisa científica e educação ambiental, sendo o único tipo de UC gerido pela iniciativa privada e reconhecido pelo poder público.
No território do município de Quixeramobim, existe apenas uma UC, a RPPN Rio Bonito, criada em 2001 com 441 hectares, localizada na Fazenda Canadá. Já em Quixadá, encontram-se três RPPN: Fazenda Arizona, criada em 2013 com 216,7 hectares; Fazenda Fonseca, criada em 2018 com 226,2 hectares; e Fazenda Não me Deixes, criada em 1999 com 300 hectares. Destaca-se esta última RPPN, de propriedade da famosa escritora cearense Raquel de Queiroz, autora de várias obras como "O Quinze" e "Memorial de Maria Moura", sendo a primeira mulher na Academia Brasileira de Letras. A sede da Fazenda Não me Deixes preserva a memória e objetos da escritora, que passava temporadas por lá, apresentando-se como um dos relevantes pontos turísticos da região.
O Monumento Natural "Os Monólitos de Quixadá" é uma UC estadual criada em 2002 com 28.759,56 hectares, tendo como órgão gestor a SEMA e sendo tombado pelo IPHAN como patrimônio nacional. Em 2010, passou a integrar a Associação Internacional das Montanhas Famosas (World Famous Mountains Association). Sendo uma Unidade de Proteção Integral do SNUC, tem como objetivo essencial preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica, como é o caso dos campos de inselbergues situados no município de Quixadá, conhecidos como Currais de Pedras, além de pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.
A revisão e atualização do plano de manejo da UC, elaboração de programa de uso público e campanhas de educação ambiental, como a festa anual da árvore e a Semana do Meio Ambiente, trilhas ecológicas, gestão socioparticipativa e projetos de reflorestamento são atividades desenvolvidas pela SEMA para a proteção dos recursos naturais da UC.