GEOSSÍTIO POÇO DA SERRA
GEOSSÍTIO POÇO DA SERRA
Visão geral do Geossítio Poço da Serra. Fotos: Luis Carlos Freitas, 2019.
O geossítio Poço da Serra está situado 12 km a sudeste do Distrito de Uruquê – Município de Quixeramobim. O acesso é feito pela CE-265, partindo de Quixeramobim ou Quixadá, até Uruquê, de onde se pega uma estrada carroçável na direção SE até as margens do rio Quixeramobim, onde está localizado o geossítio.
O geossítio é um afloramento de granito porfirítico, localmente foliado, contendo mega cristais de K-Feldspato e plagioclásio contornado por cristais orientados de Hornblenda, com orientação da foliação de NW para SE em 473819/9409951, e idade medida de 587 MA (Nogueira, 2004). Por estar no leito e planície de inundação do rio Quixeramobim, o granito apresenta inúmeras marmitas, de diversos tamanhos, resultado do processo de erosão hídrica provocada por turbilhonamento das águas, além de bacias de dissolução (gnammas) nas partes mais altas do afloramento, formando uma bela paisagem a ser apreciada. O geossítio, do ponto de vista científico, apresenta interesses ígneo, cinemático, reológico, estrutural, mineralógico e cronoestratigráfico (Sidrim et al., 1988; Torquato et al 1989; Almeida et al 1995).
Na margem esquerda do rio encontram-se gravuras e pinturas rupestres que representam grafismos puros, deixados pelos habitantes pré-coloniais que viviam na região (Parnes e Souza, 1971).