SERROTE DE SANTA MARIA
SERROTE DE SANTA MARIA
Afloramento rochoso de biotita granada xisto onde forma-se um abrigo contendo pinturas rupestres. Foto: Luís Carlos Freitas.
O acesso ao geossítio se dá pela BR122 a partir de Quixadá sentido Quixeramobim, percorrendo-se cerca de 27 km até o distrito de Uruquê onde pega-se a direita em uma estrada carroçável por mais 19 km. O local encontra-se em área rural de domínio particular.
O Geossítio é representado por um abrigo rochoso de biotita granada xisto da unidade Quixeramobim – Complexo Ceará. A erosão e abatimento da porção inferior do afloramento ao longo da foliação principal expuseram os planos de xistosidade da rocha, gerando um pequeno abrigo com teto em vão negativo, onde localiza-se grafismos rupestres (CPRM, 2008). Geomorfologicamente encontra-se dentro do domínio serrano.
Dentre os grafismos isolados destacam-se um conjunto de grafismos e manchas, próximas umas das outras. Na porção superior de um grande bloco posicionado no chão, existem três pilões com cerca de 3 a 8cm de diâmetro utilizados, provavelmente, para a preparação do pigmento empregado nas pinturas (CPRM, 2008).
Pilões escavados no abrigo. Foto: Luís Carlos Freitas
Detalhe de Pinturas rupestres no abrigo. Foto: Luís Carlos Freitas