CAMPO PEGMATÍTICO DE BERILÂNDIA
CAMPO PEGMATÍTICO DE BERILÂNDIA
Mapa geológico mostrando o campo pegmatítico de berilândia com diversas ocorrências de pegmatitos.
O distrito de Berilândia está localizado no canto sudeste do município de Quixeramobim. O acesso se dá pela BR122 a partir da sede do município de Banabuiú por 30km até o distrito de Cangatí entrando a direita em uma estrada de terra, percorrendo-se mais 25km até o distrito de Berilândia.
O campo de Pegmatitos de Berilândia é uma região de importância ímpar constatada pela produção de pedras coradas, principalmente águas marinhas, turmalinas de diversas tonalidades e berilo do tipo industrial e secundariamente pela produção de micas e minerais metálicos como tantalita/columbita produzidas desde a Segunda Guerra Mundial, época em que foram descobertas as maiores minas da região (Marques Junior, 1992), sendo de grande importância na história da mineração da região.
O campo é composto por uma série de corpos pegmatíticos denominados de Pegmatito Alto dos Tonhos, Mina Velha, Morro do Mariano; Pegmatito Berilândia, Trapiá, Sítio Pereiro I, Mina do Açude, Passa Fome I e Passa Fome II. Estes corpos possuem um forte controle litológico que pode ser observado principalmente nos pegmatitos heterogêneos simples e complexos, restritos aos gnaisses. Apresentam várias formas, principalmente tabulares, com contatos bruscos, o metamorfismo predominante no campo é do tipo dinamotermal de grau forte tendo em alguns setores apresentado reaquecimento tardio.