PEDRA DO CRUZEIRO
PEDRA DO CRUZEIRO
Pedra do Cruzeiro. Fotos: Luís Carlos Freitas
O geossítio Pedra do Cruzeiro está localizado no centro da área urbana de Quixadá. O acesso é feito por uma rua localizada após o cruzamento da Rua Presidente Vargas com a Rua Epitácio Pessoa, do lado direito, na direção norte.
O referido geossítio trata-se de um inselbergue com 70 m de altura, em relação à superfície aplainada do seu entorno, onde predominam os processos de dissolução (Inselbergue do Tipo 1), com a ocorrência de inúmeras bacias de dissolução que evoluem para a formação de caneluras. Do alto da Pedra do Cruzeiro pode-se observar o sítio urbano de Quixadá e seu entorno, com inúmeros inselbergues.
A pedra do Cruzeiro é constituída por Monzonito porfirítico de granulação grossa com fenocristais de feldspatos em matriz de hornblenda. Ocorrendo localmente titanita, enclaves de máficos como feição de mistura. Ocorrem também diques graníticos/granodioriticos (CPRM, 2012). O geossítio, do ponto de vista científico, apresenta interesses ígneo e mineralógico, além da sua importância como mirante de observação da paisagem.