MESTRES DA CULTURA
MESTRES DA CULTURA
Foto: ALECE TV
Foto: Acervo Dadá Leitão
Francisco Ferreira Neres, conhecido como Mestre Chico Emília, do Reisado de Caretas, considerado Tesouros Vivo do Estado do Ceará, comanda há mais de cinco décadas o reisado de caretas Boi Coração na Comunidade Boa Água, distrito de Cipó dos Anjos, município de Quixadá (Secult, 2024). O Reisado do Mestre Chico Emília expressa a música, dança e folclore da região. Por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) recebeu no ano de 2024 o título de Mestre da Cultura.
Mestra Dadá Leitão, Mestra da Cultura do Estado do Ceará, recebeu o título no ano de 2022, passando a ser reconhecida como Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará. A quixeramobiense, Dadá, iniciou sua jornada como bordadeira aos seis anos, quando sua mãe lhe transmitiu os primeiros pontos desta arte tradicional. Desde 1993, dedica-se seu tempo no ateliê, ensinando a arte do bordado a outros entusiastas, com ênfase em pessoas de baixa renda. Essa iniciativa visa proporcionar uma nova fonte de renda por meio da produção de bordados.
O quixadaense Joaquim Ferreira da Silva, conhecido também como Mestre Joaquim, organiza junto com as mulheres da Comunidade do Sítio da Veiga, a Dança de São Gonçalo. A Comunidade fica localizada na Serra do Estevão, distrito de Dom Maurício, município de Quixadá. A Dança puxada pelo Mestre da Cultura Joaquim Roseno, trata-se de um ritual dançante celebrado desde os anos de 1990 com o objetivo de exaltar e agradecer ao santo (Diário do Nordeste, 2012). O Mestre foi titulado pelo Governo do estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), no ano de 2010.