GRUTA DO MAGÉ
GRUTA DO MAGÉ
Gruta do Magé. Fotos: Luis Carlos Freitas e Rogério Valença, 2019.
O geossítio Gruta do Magé está localizado 2 km a norte da cidade de Quixadá. O acesso é feito a partir do final da Av. Presidente Vargas, quando se percorre 1,5 km em estrada de terra até a porteira da Fazenda Magé, que fica do lado esquerdo da estrada. Da porteira até o geossítio são percorridos aproximadamente 500 m, em trilha na direção noroeste.
O geossítio Gruta do Magé é um inselbergue com cerca de 10.000 m² de área e uma altura média de 40 m, onde predominam os processos de faturamento e esfoliação esferoidal, com colapso de blocos (Inselbergues do Tipo 2) (Maia & Nascimento, 2018).
Acompanhando os planos de fratura do corpo do inselbergue, o intemperismo fez o seu trabalho de esculturação, formando uma gruta com várias cavidades, que pode ser visitada com relativa facilidade. Na trilha que percorre as reentrâncias das cavidades, entre blocos colapsados, encontra-se um magnífico exemplar de uma Barriguda, árvore típica do semiárido nordestino. Também podem ser observadas formas alveolares (honeycombe) nas cavidades basais do inselbergue. O local conta com uma infraestrutura de lazer, incluindo um restaurante (atualmente desativado), e é muito visitado pelos turistas que aportam em Quixadá.
O geossítio Gruta do Magé está assentado em rochas monzoníticas do Batólito Quixadá de textura inequigranular a porfirítica.